Fatores que causam gordura no fígado


O fígado é considerado um órgão vital para as funções metabólicas e, sozinho, ele executa mais de 500 processos diferentes no nosso corpo. Embora pareça complexo, essa é a rotina do fígado e todos esses processos costumam ser realizados com excelência, até que um problema pode surgir e comprometer o órgão. Por exemplo, a gordura no fígado.

É normal que todos tenhamos pequenas quantidades de gordura no fígado, mas as grandes podem trazer alguns problemas. Existem dois tipos de fígado gorduroso, o não alcoólico e alcoólico (doenças hepáticas). Veja alguns fatores que aumentam o risco de gordura no fígado:

1. Excesso de açúcar adicionado: bebidas como refrigerantes, energéticos, sucos artificiais e outros são ricos em frutose, e ela tem sido considerada uma das causas do acúmulo de gordura no fígado, tanto nos adultos quanto nas crianças.

2. Obesidade: o peso excessivo costuma estar relacionado à inflamação, uma condição que viabiliza que o fígado retenha gordura.

3. Hiperlipidêmica: é uma doença que provoca altos níveis de gorduras no sangue, especialmente triglicérides, e isso pode estimular o armazenamento de gordura no fígado.

4. Saúde intestinal comprometida: nosso intestino é repleto de bactérias benéficas que ajudam a manter o equilíbrio e evitar doenças, mas quando existe um desequilíbrio, alguns problemas podem se desenvolver. Inclusive, podem potencializar o desenvolvimento da DHGNA.

5. Efeito colateral de certos medicamentos: algumas drogas como o ácido valérico, tamoxifeno, injeção de amidoara, amidoara oral, metotrexato estão associados à DHGNA. Muitos são utilizados para tratamentos específicos como, o tamoxifeno para o câncer de mama.

6. Ingestão excessiva de álcool: essa condição provoca um acúmulo de gorduras, desenvolve inflamações e também cicatrizes no órgão.

A melhor forma de tratar e prevenir o excesso de gordura no fígado é cuidar da alimentação e praticar atividade física. Não existe milagre, mas ter atitude e mudar os hábitos prejudiciais por aqueles benéficos pode ser a chave para alcançar sua saúde e boa forma.

Seja o primeiro a avaliar!


Adicionar aos favoritos

19 jul 2019


Anuncie