11 dicas para economizar gás de cozinha


Não tem jeito: com o aumento do preço do gás, a saída é encontrar formas de economizar no uso. Afinal de contas, ninguém vai ficar sem comer, mas também não dá para gastar uma fortuna nisso, certo?

1. Fique de olho nas chamas

O ideal é que elas sempre estejam azuis. Se estiverem amareladas ou alaranjadas, é porque os bocais estão sujos ou não estão funcionando corretamente. E gastam mais gás!

2. Feijão rapidinho

A panela de pressão ainda é a melhor maneira (embora não seja a única), porque cozinha mais rápido. O truque é deixá-lo de molho de um dia para o outro e cozinhar na pressão por 10 minutos com o fogo ligado e mais 10 desligado.

3. Macarrão sem gastar gás

Em vez de deixar o macarrão no fogo ligado, cozinhe com a tampa da panela fechada e o fogo desligado. Adicione a água e deixe ferver, depois adicione o sal e a massa. Desligue o fogo e tampe a panela pelo tempo indicado na embalagem.

4. Vapor é um excelente aliado

Aproveite o vapor do cozimento dos outros alimentos (como o arroz) para colocar uma escorredeira metálica em cima e cozinhar legumes. Além de saudável, é econômico!

5. Forno aberto = gás pelos ares

Essa história de ficar abrindo e fechando a porta do forno enquanto ele está ligado, é péssima para o seu bolso. Evite fazer isso e tente colocar mais de um alimento para assar de uma vez – e, de preferência, que tenham o mesmo tempo de cozimento.

 

6. Portas e janelas fechadas

Locais com correntes de ar também prejudicam o cozimento, pois diminuem a potência da chama e, consequentemente, aumentam o tempo. Se possível, não instale seu fogão onde tiver correntes de ar e feche portas e janelas para acelerar o processo.

7. Panela tampada

Quando a receita permitir, cozinhe com as tampas. Elas ajudam muito na hora de cozinhar mais rápido! E lembre-se: panelas pequenas em bocais grandes (e vice-versa) é desperdício de gás.

8. Pedaços pequenos aceleram o cozimento

Quanto menor o tamanho do que você vai cozinhar, mais rápido isso acontece. E quanto mais rápido, menos tempo a chama fica acesa gastando gás.

9. Preaquecer só o necessário

Não adianta ligar o forno 30 minutos antes do tempo que você vai usar (a não ser que a receita peça). Ligue 10 minutos antes a 200 ºC para deixar na temperatura média e você poder usar sem peso na consciência.

10. Troque as panelas velhas

Não se engane: panela velha pode até fazer comida boa, mas é um problema na conta do gás! Fundos gastos e tortos só fazem você gastar mais, então, vale a pena fazer um investimento e trocar as suas panelas. Prefira os modelos com fundo duplo e de materiais como inox ou cerâmica, que retêm o calor e cozinham os alimentos em menos tempo, economizando gás de cozinha.

11. Invista na panela de pressão

Sempre que a receita permitir, cozinhe na pressão. Além de ser mais econômico, também é muito saboroso! Você pode fazer macarrão, carne, sobremesas e vários pratos.

A panela é ótima para receitas práticas de um só recipiente e é uma das maneiras mais eficientes de economizar gás de cozinha. 

Seja o primeiro a avaliar!


Adicionar aos favoritos

25 mai 2019


Por Brasil Gás
Anuncie